Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos


Aula de hoje:

  • Apresentação da disciplina
  • Plano de ensino
  • Introdução à linguagem Java
  • Apresentação do ambiente de desenvolvimento

Apresentação da disciplina

  • A disciplina MCTA018-13 Programação Orientada a Objetos

    • T-P-I: 2-2-4
    • Quadrimestre: 7º (BCC)
    • Recomendações: Processamento da Informação, Programação Estruturada.
    • Objetivos: Apresentar os conceitos básicos e técnicas da programação orientada a objetos.
  • Conteúdo Programático:

    • Conceitos básicos: classes, objetos, mensagens, encapsulamento, herança, polimorfismo.
    • Programação orientada a objetos utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos (Java).
    • Análise e projeto orientados a objetos. UML.
    • Padrões de projeto de software.
  • Notas de aula disponíveis Aqui.


Cronograma de atividades

Período Descrição
Semana 1 (06/06 a 11/06) Apresentação do curso; Apresentação do ambiente de desenvolvimento; Introdução à linguagem Java
Semana 2 (13/06 a 18/06) Revisão da linguagem Java; Tipagem; Bytecode; Entrada e Saída
Semana 3 (20/06 a 25/06) Introdução à orientação a objetos; Definição de classes e manipulação de objetos; Encapsulamento; Modificadores de acesso
Semana 4 (27/06 a 02/07) Linguagem UML; Projeto de software
Semana 5 (04/07 a 09/07) Estruturas de dados em Java: Arrays, Listas, Pilhas, Coleções; Conceitos de alocação em memória (Heap, Pilha);
Semana 6 (11/07 a 16/07) Herança; Polimorfismo; Sobrecarga; Classes abstratas; interfaces; Classes estáticas
Semana 7 (18/07 a 23/07) Tratamento de exceções e asserções
Semana 8 (25/07 a 30/07) Serialização de objetos e persistência
Semana 9 (01/08 a 06/08) Applets; Interfaces Gráficas
Semana 10 (08/08 a 13/08) Threads; sistema produtor-consumidor
Semana 11 (15/08 a 20/08) Comunicação; Socket; sistema Cliente-Servidor
Semana 12 (22/08 a 27/08) Aplicação: Construindo um sistema de conversação

Avaliação

  • Exercícios: $E$
  • Trabalho: $T_1$ e $T_2$
    • Implementação de um software utilizando conceitos de orientação a objetos
    • Tema de livre escolha
    • Individual ou em dupla
    • $T_2$ é uma continuação de $T_1$
      • $T_1$ consiste no projeto de software (diagramas e documentação)
      • $T_2$ consiste na implementação do software + documentação + apresentação final

Conceito final:

$$ f\left(T_1, T_2, E \right) = ;0.25T_1 + 0.6T_2+0.15E $$


Introdução à linguagem Java


Ambiente de desenvolvimento

Visual Studio Code


Instalação

  • Instalar o kit de desenvolvimento Java
  • Instalar o VSCode
    • Instalar a extensão para desenvolvimento Java no VS Code